Em tempos difíceis, sentir-se seguro não tem preço. E para o imigrante que vive nos Estados Unidos, a forma mais definitiva de segurança sobre seu status imigratório é obter a cidadania Americana. Muitas pessoas se dão por contentes ao obter o Green Card, que é o cartão de residência permanente. Mas é importante entender que o Green Card pode ser revogado, e que a cidadania protege o imigrante mais do que qualquer outro documento. O Green Card pode ser revogado por várias razões, incluindo: ter certas condenações criminais, como crimes de drogas ou violencia domestica; se envolver com drogas; ter qualquer fraude no processo de Green Card; votar nas eleições como Americano; entre outras. Quando o Green Card é revogado, o imigrante pode ser colocado em processo de deportação.

Uma razão muito comum pela qual os Brasileiros são colocados em processo de revogação do Green Card é passar muito tempo no Brasil. O Green Card é um cartão de residência permanente, que requer residência e presença física nos Estados Unidos por um tempo determinado. Não é possível morar no Brasil e visitar os Estados Unidos de vez em quando. As pessoas que ficam mais de seis meses fora do país estão brincando com a sorte. Passar muito tempo fora dos Estados Unidos não só complica o processo de cidadania, mas pode resultar em abandono do Green Card.

Conduta criminal também afeta muito quem só tem Green Card. Conheçam a estória do Pedro, que tinha um Green Card por 25 anos e nunca aplicou para a cidadania. Um dia ele estava no lugar errado, na hora errada, acabou sendo condenado por um crime hediondo, e passou anos brigando pelo Green Card no tribunal de imigração. Não seja como o Pedro. Proteja seu status assim que se qualificar para a cidadania. Nunca sabemos o dia de amanhã, e o seguro morreu de velho.

Este artigo deve ser utilizado apenas para fins educativos, para informações gerais e uma compreensão geral da lei, e não para fornecer aconselhamento jurídico.